Gastronomia e Sociabilidade
Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página. Sou um ótimo lugar para contar sua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Este é um ótimo espaço para escrever um texto mais longo sobre sua empresa e seus serviços. Você pode usar este espaço para contar mais detalhes sobre sua empresa. Fale sobre sua equipe e os serviços prestados por você. Conte aos seus visitantes como teve a ideia de iniciar o seu negócio e o que o torna diferente de seus concorrentes. Faça com que sua empresa se destaque e mostre quem você é. Dica: Adicione a sua própria imagem clicando duas vezes sobre a imagem e em Trocar imagem.
O Município da Figueira da Foz, pela Divisão de Cultura, junta-se à iniciativa de sinalizar o Ano Europeu do Património Cultural 2018 e as Jornadas Europeias do Património, promovendo o II Encontros de Cultura e Património da Figueira da Foz, focando a visita real de 1882, por ocasião da inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta.
Enquadrado no contexto político, social e gastronómico do final do século XIX, contamos com académicos, investigadores e especialistas deste período que lançam e propiciam uma visão multi e interdisciplinar sobre os aspetos marcantes deste acontecimento em Portugal, em particular no território figueirense. As suas análises permitem uma melhor compreensão dos efeitos resultantes, em termos socioculturais e políticos, da abertura da Linha da Beira Alta e da participação da família real na sua inauguração, partindo de uma revisitação das áreas temáticas estruturantes.
São as memórias desse acontecimento que se pretende abordar neste evento a partir da mais variada documentação existente, contribuindo para a compreensão do presente, resgatando o passado.
O encontro é pautado por momentos de recriação dramática e musicais e encerra com um jantar evocativo com base no menu apresentado à família real a 3 de agosto de 1882.
O acesso ao evento é gratuito, mediante inscrição obrigatória visando atrair a participação de investigadores, estudantes, professores e a comunidade. O jantar, comissariado pelo chef Hélio Loureiro e confecionado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, é aberto ao público, com pagamento de uma inscrição.
Comissão Organizadora
Margarida Perrolas (CMFF)
Guida Cândido (CMFF)
Inês Pinto (CMFF)
Ana Domingues (CMFF)
Comissão Científica
Irene Vaquinhas (Universidade de Coimbra)
Isabel Drumond Braga (Universidade de Lisboa)
Paulo Jorge Fernandes (Universidade Nova de Lisboa)
Hugo Silveira Pereira (Universidade Nova de Lisboa
Teresa Perdigão (Antropóloga | Investigadora DIAITA)
Ana Marques Pereira ( Médica | Investigadora DIAITA)
Vírgílio Nogueiro Gomes ( Gastrónomo | Investigador)
Hélio Loureiro (Chef | Vogal da Causa Real)
Comissão Executiva
Guida Cândido (CMFF)
Inês Pinto (CMFF)
Ana Domingues (CMFF)
Natércia Simões (CMFF)
Manuela Silva (CMFF)
Rita Oliveira (CMFF)
Sandra Lima (CMFF)