top of page

II ENCONTROS DE CULTURA E PATRIMÓNIO DA FIGUEIRA DA FOZ

A VISITA REAL DE 1882

28 e 29 DE SETEMBRO DE 2018

 

Divisão de Cultura

Câmara Municipal da Figueira da Foz

 

Apresentação

​

O Município da Figueira da Foz, pela Divisão de Cultura, junta-se à iniciativa de sinalizar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, promovendo o II Encontros de Cultura e Património da Figueira da Foz focando a visita real de 1882, por ocasião da inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta.

Enquadrando o contexto político, económico, social e gastronómico do final do século XIX, convidam-se académicos, investigadores e especialistas deste período a lançar e propiciar uma visão multi e interdisciplinar sobre os aspetos marcantes deste acontecimento em Portugal, em particular no território figueirense, para uma melhor compreensão dos efeitos resultantes da abertura da Linha da Beira Alta e da participação da família real na sua inauguração, partindo de uma revisitação das áreas temáticas estruturantes.

São as memórias desse evento que se pretende abordar nesta chamada para artigos a partir da mais variada documentação existente, contribuindo para a compreensão do presente, resgatando o passado.

Os trabalhos aceites serão publicados em forma de livro, juntamente com as comunicações apresentadas pelos conferencistas convidados e diversa documentação reunida na biblioteca e arquivos municipais.

Pretende-se apresentar a obra aquando das Jornadas Europeias do Património, em setembro de 2019.

​

A Câmara Municipal tem a honra de convidar V. Exª para o lunch que oferece a Suas Majestades, no dia 3 do corrente mez d’Agosto, às 11 horas da manhã, na casa denominada do Paço. O Presidente, Francisco Lopes Guimarães. É desta forma que a edilidade da Figueira da Foz se dirige a uma série de individualidades para estarem presentes no grande acontecimento que marca o verão de 1882 na cidade. A inauguração da linha de caminho de ferro da Beira Alta traz à Figueira da Foz D. Luís I e a sua consorte, a piemontesa D. Maria Pia.

A municipalidade da Figueira da Foz, ofereceu um almoço na sede do partido progressista, designada Casa do Paço, onde se juntam as instituições e figuras mais ilustres da cidade. A visita à vila contempla ainda a Assembleia Figueirense, a mais distinta associação da época. O casal de monarcas, juntamente com suas altezas, o príncipe real D. Carlos e o infante D. Afonso, e a restante comitiva, são recebidos com todos os requintes naquela casa magnificamente decorada para o evento.

Na Assembleia Figueirense, assistiram Suas Magestades e seu séquito, durante algum tempo, à distribuição de um abundante bôdo a cinquenta pobres, oferecido pelas damas figueirenses em honra da Rainha a quem o Povo chamava o Anjo da Caridade. A primeira esmola é entregue pela rainha D. Maria Pia que recebe das mãos de uma criança um bouquet de flores, engalanado com fitas das cores da monarquia.

​

Call for papers
Normas editoriais
bottom of page